Depois de muuuito tempo inativo aqui no blog, volto para tentar tirar a poeira com uma nova área para mim e para muitos amigos “computeiros”: a eletrônica. Mais especificamente, o Arduino.

Nos últimos meses estive consideravelmente ocupado (e preguiçoso) para voltar a escrever, principalmente devido ao padrão de post gigantes que habitam esse blog. Por isso, dessa vez, tentarei fazer algo mais resumido e, conseqüentemente, voltado a quem já possui o mínimo de conhecimento sobre o assunto.

Vou me ater a apresentar o protótipo que fiz, a esquemática e código fonte sem entrar em maiores explicações de funcionamento.

Bem, o Colorino, como foi nomeado pelo meu caro amigo @jopss, é um experimento que fiz com o Arduino para aprender sobre e testar um led RGB que comprei do Deal Extreme usando resistores variáveis, transistores e uma programação bastante simples. O objetivo era controlar a intensidade de cada cor do led (vermelho, verde e azul) através dos resistores deslizantes. Através do uso de transistores, pude controlar a intensidade da corrente através do sinal digital do Arduino.

Primeiramente vamos ao componentes usados:

  • 1 Arduino Duemilanove ATMega328 (“Brasileirino”) [Arduino Uno];
  • 1 Led RGB 5W 70 Lumen [Deal Extreme];
  • 3 Potenciômetros deslizantes 20 kΩ [Google Images] [Wiki US];
  • 3 Transistores NPN Tip122 [Wiki];
  • 1 Bateria 4V de alta descarga (pode ser uma bateria de 3,7V de celular)*;
  • 1 Bateria 9V convencional para alimentar o Arduino (opcional) [Google Images];
  • Muitos fios.

* No caso da bateria de alta descarga, usei uma de 4V (de lítio) de um fone de ouvido bluetooth que eu tinha. Uma bateria de celular pode ser usada se retirado o limitador de descarga (fusível). Considerando uma fonte de 5V, o Led de 5W consumiria 1A (ampér), o que é bastante. Na prática, cheguei ao máximo de 0,5A.

Agora vamos à esquemática dos componentes.

colorino_esquema

Espero ter feito um bom trabalho ao desenhar esse esquema com o Fritzing.

Hora do código fonte feito na IDE do Arduino.

Finalmente o resultado.

Por hora é só. Espero voltar logo com outro pequeno projeto de Arduino voltado a estudo de componentes. Fui!