JESJOBLOG

Jesjobom's Blog

Modularização Simplificada de Projeto Web

Aloha senhoras e senhores desta vasta galáxia! (Acredito que não hajam visitantes de outras galáxias neste blog…). Consegui fazer o segundo post deste ano! \o/ Quase não deu tempo…

Bem, há algum tempo precisei desenvolver um projeto consideravelmente grande pensando na modularização dele. Explicando melhor, esse projeto seria implantando em vários clientes, sendo que cada cliente poderia utilizar certos módulos ou não, ou então precisaria de módulos personalizados. Além disso, era imprescindível o início rápido do desenvolvimento impedindo um estudo em cima de padrões de mercado, como o OSGi (hoje obsoleto).

Assim, utilizando o Spring Framework e tirando vantagem das especificações Servlet 3.0 acredito ter conseguido atingir o objetivo com um aceitável incremento na complexidade do projeto. Nesse post tentarei passar o básico das idéias usadas nessa modularização de projeto web permitindo especializações quando necessário, sendo essencialmente features do Spring e da especificação Servlet. No final do post colocarei um link para um projeto de exemplo.

[Read the rest of this entry…]

Arquivos de propriedades dinamicamente selecionados

Olá senhores e senhoritas visitantes deste badalado blog javístico! Depois de um longo hiato encontrei tempo e empolgação para fazer um post esperançosamente rápido.

Já tiveram num projeto a necessidade de dinamizar ao máximo possível a definição de configurações da aplicação sem partir para banco de dados ou exigir um monte de variáveis de sistema?

Bem, vou apresentar um padrãozinho que geralmente uso para aplicar no projeto arquivos de configurações de acordo com ambiente ou situações específicas. Essas configurações podem ser usadas para inicializar um datasource do banco, ou para injetar valores num bean do Spring.

[Read the rest of this entry…]

Colorino V2 – Eletrônica e Arduino na Prática 3

Aloha! Depois de muito tempo (muito²!) venho continuando a série Arduino com uma “evolução” do Colorino: o Colorino V2!

Essencialmente peguei o projeto anterior do Colorino e substituí os resistores deslizantes por sensores sônicos de distância. A minha idéia inicial (e que deu certo) é a de controlar a intensidade de cada cor do led RGB aproximando ou distanciando a palma da mão do respectivo sensor sônico. [Read the rest of this entry…]

Configurando Solr Cloud (Beta) + Tomcat + Zookeeper externo

Virtualmente materializo-me aqui novamente trazendo informação aos necessitados! Dessa vez, trago um guia simples e (até certo ponto) completo para configuração do Solr Cloud rodando em Tomcat acessando um Zookeeper externo.

Precisei configurar e testar uma estrutura distribuída e expansível do Solr para indexações rápidas e consultas mais rápidas ainda. Devido ao fato do Solr 4 (que implementa o “modo Cloud”) ainda estar em Beta (pelo menos até a data de publicação desse post), existe pouco material de boa qualidade.

No site oficial um tutorial simples ensina a rodar o Solr através do Jetty interno levantando o serviço de um Zookeeper também interno.

[Read the rest of this entry…]

Configuração de múltiplas unidades de persistência com JPA + Spring

Depois de um longo período sem postar (para variar) volto com uma dica que me foi muito útil: configurar o JPA com múltiplas unidades de persistência, ou seja, utilizar mais de um banco de dados em um projeto java.

Recentemente voltei a desenvolver (de verdade) em Java e estou encarando desafios inéditos até então para mim. Estou vendo muitas coisas novas e espero tornar o blog um pouco mais ativo com essas “descobertas”. Talvez 1 ou 2 posts por semestre… =]

Anyway, a motivação desse post é que precisei utilizar dois bancos de dados, um MySQL para leituras e outro PgSQL para escrita. Procurei bastante e achei bastante material, mas nada completo envolvendo configurações dos data sources, das unidades de persistências e das transações num lugar só. Por isso venho tentar unificar isso e ajudar quem precise.

Ah, não irei demonstrar uma aplicação completa, como geralmente faria… Se precisarem de um projeto com as configurações básicas procurem pelo arquétipo do Maven “spring-mvn-jpa-archtype/”.

[Read the rest of this entry…]

SQL Server – Reseting ‘sa’ user’s password

I’m back here for a little post (I hope) about something cool and useful I needed and found recently: reset the “sa” user’s password in the SQL Server despite having serious access restrictions.

In my search I found several solutions for this purpose in various conditions. I will try to list here these means pointing the situation in which they operate or help.

In my case, the tests were done in SQL Server 2008 installed on Windows 7. The real problem occurred on a Windows Server 2008 R2 + SQL Server 2008 R2 where I didn’t have the “sa” user’s password in the server (or any other user) and had no access to the Windows Authentication .

[Read the rest of this entry…]

Luminolaser – Eletrônica e Arduino na Prática 2

Seguindo com as publicações de meus protótipos com o Arduino, hoje mostro o Luminolaser. Será nos mesmos moldes da última publicação, resumido e direto (ou seja, conhecimento prévio se fará necessário).

O objetivo do Luminolaser foi, principalmente, estudar o uso de Servo Motores e o controle sob eles. Sempre tentando criar algo um pouco além do simples exemplo, procurei fazer uma espécie de scanner de ambiente que identifica o ponto mais luminoso (eu só tinha um sensor de luminosidade – LDR – a disposição) e marca esse ponto com um laser pointer.

Posteriormente incrementei um pouco mais de modo que fosse possível controlar o laser através de um controle analógico.

[Read the rest of this entry…]

Colorino – Eletrônica e Arduino na Prática 1

Depois de muuuito tempo inativo aqui no blog, volto para tentar tirar a poeira com uma nova área para mim e para muitos amigos “computeiros”: a eletrônica. Mais especificamente, o Arduino.

Nos últimos meses estive consideravelmente ocupado (e preguiçoso) para voltar a escrever, principalmente devido ao padrão de post gigantes que habitam esse blog. Por isso, dessa vez, tentarei fazer algo mais resumido e, conseqüentemente, voltado a quem já possui o mínimo de conhecimento sobre o assunto.

Vou me ater a apresentar o protótipo que fiz, a esquemática e código fonte sem entrar em maiores explicações de funcionamento.

[Read the rest of this entry…]

Novas Políticas de RH

Como, aparentemente, certos lugares não oferecem liberdade para disseminação de pequenas piadas visando uma rápida descontração no trabalho, posto aqui fugindo um pouco do padrão do blog. ^^

Com as novas regras vigentes no mercado e a necessidade de adaptação, tanto por parte das empresas quanto dos funcionários, informamos aos nossos colaboradores as novas regras aprovadas pelo RH de nossa empresa, e vigente a partir desta data:

[Read the rest of this entry…]

Munin: Configurações Avançadas de Plugins – parte 1

Voltando com mais um post atrasado e começando uma nova pequena série, venho apresentar alguns plugins do Munin (comentado no post anterior) muito legais e as suas configurações. Apesar de ter dito anteriormente que a instalação de um plugin basea-se na simples criação de um link simbólico, alguns plugins dependem de configurações específicas e, muitas vezes, complexas.

Diferentemente do post anterior, terei que me ater a um ambiente específico, mas informarei quais as aplicações envolvidas e suas versões quando for o caso. No geral, utilizei o CentOS 5.3 para a instalação e configuração do Munin e seus plugins.

Desde já, informo que, na maioria das vezes, ler a documentação de um determinado plugin com problemas me ajudou muito. Geralmente a documentação está junto ao código, no próprio plugin. Então basta abri-lo com algum editor de textos.

[Read the rest of this entry…]